Loading

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Biografia de Monteiro Lobato

Maio em 18 de Abril de 1882 na cidade de Itabauté na Cidade de São Paulo de Julho de 1948 / Foi um dos mais influentes escritores brasileiros no século XX foi o “preposo” da literatura infantil brasileira, e ficou popularmente conhecido pelos contos educativos

vem de sua obra de livros infantis o que seria aproximadamente a metade da sua produção literária, outra parte constituída de contos (geralmente sobre tema brasileiro) artigos, críticas, prefácio um livro da importância do Petróleo e do ferro e um único romance, o PRESIDENTE NEGRO QUE NÃO ALCANÇOU A MESMA POPULARIDADE DE SUAS OBRAS PARA CRIANÇAS.

Criado em Fazenda Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Monteiro Lobato e depois pelo professor particular. Aos 7 Anos entrou no colégio nesta cidade descobriu os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca nos fundos de sua casa, leu tudo o que havia para crianças, em língua Portuguesa, nos primeiros anos de estudante já escrevia contos para os jornarzinhos que ele estudava.

Aos 11 anos 1893, foi transferido para o colégio de São Paulo, evangelista. Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai que traduzia gravado no castão, as iniciais J.B.M.L mudou o seu nome de José Renato para José Bento, afim de utiliza – lá os pais o presentearam com uma calça comprida que usou bastante envergonhado. Em dezembro de 1896 para São Paulo que, em janeiro prestou exames estudados na cidade Natal mais reprovado no curso, preparatório e retornou a Itaubaté quando retornou ao colégio Paulista fez suas primeiros em cursos literários, Como colaborado os jornalzinho pátria.

H25 e Guarani; sobre pseudônionuo jovens e inhos dito. Passou a colecionar avidamente textos e recortes que o entereçavam, e lia bastante em dezembro prestou novamente os exames do curso preparatório e foi aprovado. Escreveu Minuciosas a família, descrevendo a cidade de São Paulo.

No ano seguinte a 13 de Junho de 1898, perdeu o Pai, José Bento Marcondes Lobato vítima congestão pulmonar, decidiu, pela primeira vez participar das seções de prêmio literário. Álvares de Azevedo do Instituto Ciências e Letras, sua mãe vítima de uma depressão profunda, veio a falecer no dia 22 de julho de 1899.

Tendo forte talento para desenho, dez de menino, retrata as Fazenda Mosquita tornou-se desenhista característica, nessa época em busca de aproveitar as suas melhores paixões, decidiu ir para São Paulo, após completar 17 anos.

Seu sonho era a faculdade de belas artes mas, imposição do avô o que tinha como sucessor administração dos seus negócios acabou ingressando na faculdade do lago São Francisco, para cursar direito mesmo assim, seguiu colaborando para cursar um direito, publicações estudantes e fundou com os colegas de turno a acádia acadêmica em seção em Imangüera fez o discurso intitulado ontem e hoje. Lobato, e as autoras, por todas, um comentário original e o dono de um senso fino e sutil. Dois anos depois foi eleito presidente Acadia Acadêmica e colaborou com o jornal 11 de agosto, onde escreveu sobre o teatro.

Em 1994 diplomou-se baichareu em direito, e regresso a Taubaté no ano seguinte fez plano de fundar uma fábrica de geléias em sociedade com amigo, mas passou a ocupar inteiramente a diretoria de Taubaté, conheceu, a Maria pureza da natividade. (Purezinha) em maio de 1907 foi numerado promotor público em areias e cassou – se com purezinha, 28 de Março de 1908, exatamente um ano depois Nasceu Marta a primogênita do casal. Insatisfeito com a vida do cólica de Areias planejou abrir um estabelecimentos comercial de secos e molhados.

A Fama

Em 12 de Novembro de 1914, o Jornal o estado de São Paulo publicou seu artigo velha praça o mesmo jornal conto da quele primeiro livro “Urupês”.

Lobato varia artigos dando vida a um dos seus mais famosos personagens, Jeca Tatú

O Editor

Lobato também foi professor de algumas idéias no campo territorial. Este dizia que “Livro Sobremesa” tem que ser posto debaixo do nariz do freguês”. Logo Fundou a Editora Monteiro Lobato e companhia, com a obra o problema vital, um conjunto de artigos sobre a saúde publica, seguida pela tese ou Sasí pererê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Seguidores